quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

UTOPIA ESPLANADENSE

Descobrir repentinamente meus dotes proféticos! (rs). Acordei nesta madrugada feliz com a lembrança de um sonho que tive à moda do Profeta Daniel.
No sonho, eu vi que o grupo do Sr. Basta da Cruz já não iria usar a crise para justificar o não aumento aos servidores; Também vi que os fornecedores de produtos e serviços que andam mendigando na porta da Prefeitura irão ter três meses de alegria. Vão receber em parcelas gordas o que a Prefeitura a eles deve deste o governo de Basta da Cruz, e vão parar com esta romaria diária na porta da Prefeitura.
No sonho também os professores da rede municipal, a classe mais politizada que já vi na minha vida!(rs) Receberem 3 parcelas do Fundeb. Terão também, colégios finalmente reformados e plena condições de trabalho. É porque no ano que vem uma repentina e inexplicável abundância de recursos com certeza vai haver. Também vi no sonho que o café da manhã nos 3 meses antes das eleições de outubro vai melhorar bastante. É capaz de o governo municipal começar a dar o almoço "aos pequeninos” nos colégios.
No sonho vamos poder tirar xérox à vontade no comércio de Esplanada. Os taxistas vão poder trocar seus carros já velhos por carros novinhos em folha! Atraso nos pagamentos dos claudicantes ônibus escolares, nem pensar! Vamos ver a criação da Associação dos Moto Taxistas. No sonho os gigantes brancos e inúteis passam a ter função. A prefeitura nova, que chamam de Centro Administrativo, será finalmente ocupada pelo Sr. Diolando, ou vamos esperar pela volta triunfal do Beato-Mor? Obra que nem de longe lembrar o CAB, construído pelo saudoso ACM, o político mais democrático, menos autoritário e menos manipulador que já vi nesta vida! (rs). ACM que foi ídolo e inspirador da vida política de muita gente neste país...Será que o foi também de Basta da Cruz?
A parte que mais me deixou feliz no meu sonho profético foi que finalmente o Gigante Branco do entroncamento do Conde, se tornou realmente um Distrito Industrial e atraiu duas emprensas e cada uma gerou 200 empregos diretos com carteira assinada! Fora os indiretos!
A saúde local neste sonho se tornou um paraíso. Já não se pede mais exames de sangue, fezes e urina no programa de rádio da prefeitura para empresários, políticos e particulares pousarem de filantropos e fazerem um marketing da fome para seus comércios. Neste sonho o povo entendeu que tudo que anda pedindo, na verdade é direito seu.
O pronto-socorro, a maternidade e um centro de fisioterapia foram finalmente criados!
Neste sonho o prefeito já não escolhe só um fornecedor para comprar. Nele eu vi que na área de material de construção era comprado o mesmo valor em todas as lojas. Nenhuma teria privilégio nenhum. Assim, aconteceu com as farmácias, com os armarinhos, com fornecedores de gás etc.
A parte triste do sonho, foi que descobrir que tudo isto foi feito, não para atender as necessidades do povo, mas foi apenas para um grupo que está no comando do Estado local continue com seu mando. E que tudo que sonhei só era pra ganhar as eleições. Depois tudo ia ficar decadente, sumiria os recursos, se atrasaria de novo os pagamentos, o pronto-socorro sem material nenhum, o matadouro voltaria a ser lacrado pelo órgão sanitário. Enfim, passaríamos outro ano de caos, com carência de tudo.
Para finalmente em 2112 vermos a volta triunfal, sob a marcha do hino de Esplanada, abundância de dinheiro nas eleições, com apelo religioso e tudo, do nosso amado Beato-Mor, o Basta da Cruz. Porque afinal, o apelo para sua volta é grande... Não se viu um prefeito com tão poucos recursos (rs) fazer a obra que o Sr. Basta da Cruz fez!
No sonho corria a boca pequena que para construir a Prefeitura Nova, ele teve que vender um dos seus imóveis e deixou de fazer um cruzeiro para a Europa ir ver o Papa, privilégios de pouquíssimos fiéis católicos locais, para economizar e colocar o próprio dinheiro na obra. Basta da Cruz é tão bom, que já na época das vacas magras, deixava cortar sua conta de água e luz, somente para pagar a conta das suas cumadis. A mesmas que hoje continuam lavando de ganho ou sendo empregadas domésticas com filhos desempregados. Enquanto isso o cumpadi Aldemir manda na cidade e a quem dizia que se "UM DIA FOR ALGUÉM A SUA VIDA VAI MELHORAR!" Ficou a rezar por dias melhores, principalmente depois que "nos deus" o atual prefeito de lambuja. A vida dele melhorou, e muito, enquanto as cumpadis e os cumpadis continuam na mesma. Mas mesmo assim,continuam dizendo: AMÉM.
Ari, O Iconoclasta, Esplanada, 15 de janeiro de 2011, às 20h30min.

Nenhum comentário: