quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AMÉM AO “HOMEM”

Em entrevista recente, o Secretário de Agricultura municipal e o repórter do programa do governo fizeram um toque de bola ideológico descrevendo os oito anos do governo Lula como um exemplo ELENCANDO números positivos em relação ao acesso dos excluídos a comida, sobre aumento do acesso de pessoas ao ensino superior, o controle da inflação, a construção de hospital pelo governo do estado, a confiança dos investidores internacionais no país, a condição do Brasil hoje de ensinar aos americanos o sucesso do Plano Real, a redução do preço do kit-ceia do natal, o fato do Brasil se tornar até um credor do FMI, etc.
A função de qualquer assessoria de imprensa de qualquer governo é tingir com cores fortes o quadro feito em branco e preto de qualquer gestão. Ao se aproximar o período eleitoral das eleições do executivo e do legislativo federal, a versão dos governos, da situação sobre as suas realizações terão cores muito mais intensas do que as cores da realidade.
Com relação à entrevista no rádio onde o governo Lula foi colocado nas alturas, o principal fato omitido é que os sucessos estruturais na condução da economia do país tais como: confiança dos investidores internacionais, controle da inflação e o absoluto controle da dívida externa, não se deve ao governo Lula. E sim, ao governo do PSDB, que foi o mentor do Plano Real. Se o governo Lula teve algum mérito, foi obedecer ao pé da letra às orientações do Plano Real.
Quando se vangloria o acesso as universidades das populações mais pobres e negras do país, as pessoas esquecem que apesar de tudo isso, o Brasil não chegar a ter 10% da população estudantil com o curso superior completo. Enquanto nos Estados Unidos e na Europa, alguns países chegam a ter 40% da população formada em universidades.
A visão técnica e economicista dos governos deste país levam os governantes a dizerem baboseiras que se contradizem cotidianamente. Como divulgar a melhoria das condições de vida das populações mais pobres, se o governo Lula, afirma que nunca o capital financeiro ganhou tanto dinheiro como no seu governo? A redução do preço do kit natalino não se deve pela maior produção, se deve pela falta de procura do mesmo. E o que dá origem a falta de procura de um produto? A falta de condições para comprá-lo. A qual é gerada pelo desemprego, pela diminuição da renda da população pobre do país.
Portanto, não faz nenhum sentido esse ufanismo em relação à Ilha da Fantasia ideológica criada pelo PT para defender sua continuação no governo. Na verdade, se esperava mudanças mais intensas, propostas ainda quando PT era um partido maldito e Lula era o sapo barbudo e “analfabeto” indigerível pela elite brasileira. Hoje reza a cartilha neoliberal com tamanha competência que chega a ser chamado pelo Tio Sam, na pessoa de Obama de: THE MAN!. Para quem não sabe, é como a gente costuma chamar o novo rico ou poderoso em Esplanada: “O HOMEM”. Frases tais como: “O Homem taì? O Homem viajou? Quando o Homem vai nos pagar? Abundam em nosso cotidiano.
Não devemos procurar o “HOMEM”, mas devemos ser HOMENS! Para pararmos de pedir, de mendigar pequenos privilégios. Porque quem nos dá um pequeno privilégio através do poder público, se apropriou de privilégio ainda maior.
Ari, O Iconoclasta. Esplanada, 26 de novembro de 2009, às 13:32min.

Nenhum comentário: