quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O SISTEMA É BRUTO???

O SISTEMA É BRUTO???
O senso comum de vez em quando, torna moda, o uso de certos clichês na percepção do mundo. Estes clichês carregam em si uma visão imediata e distorcida da realidade. Normalmente favorece a aceitação da desigualdade como algo natural, principalmente para as classes desprovidas de renda, de informação e de poder.
A expressão: “O SISTEMA É BRUTO!” virou “moeda corrente” na boca de radialistas de expressão estadual e também local.
A primeira distorção nasce porque o termo SISTEMA, generaliza o termo BRUTO. Como se o SISTEMA fosse uma força estranha ao homem, um poder sem origem definida e explicação. Como se fosse DEUS. Entretanto, esta generalidade contida na expressão SISTEMA, serve apenas para esconder o fato que o SISTEMA é feito e reproduzido por pessoas, por seres humanos que vivem em sociedade. Portanto, BRUTO não é o SISTEMA, BRUTAS são as PESSOAS. O SISTEMA então, é feito por pessoas, que muitas vezes, não são BRUTAS, porque querem. A visão ideológica do mundo, ideológica porque favorece o dominador, também vitima o mesmo. Quem quiser vencer o SISTEMA BRUTO, não pode usar a BRUTALIDADE para vencê-lo, porque assim, estará reproduzindo a própria BRUTALIDADE que combate.
As classes oprimidas têm este duplo papel. Primeiro saber que é oprimido. Segundo propor sua liberdade, sem ter que usar as armas que o seu opressor usar para oprimi-lo, e se chegar a se legitimar no poder executivo ou legislativo, não reproduzir tudo aquilo que com consciência e paixão lutou.
A expressão SISTEMA, se refere também ao modelo político e administrativo proposto pela democracia burguesa e por tabela as relações de produção e trabalho no mundo privado, que divide o mundo em proprietários e não-proprietários.
O sistemático uso desta expressão generalizante: O SISTEMA É BRUTO, tem a função de nos dar um sentimento de impotência e distanciamento, diante da nossa responsabilidade de transformar este mundo num lugar mais digno e justo de viver. Num lugar em que a gente não se brutalize na ânsia cínica e inconseqüente de somente defender nossos interesses.
No SISTEMA BRUTO, criado e reproduzido por pessoas brutas, não há espaço para o amor e para cooperação. A mentira é o principal instrumento para que o oprimido aceite a sua condição.
A ética não é apanágio das pessoas mais humildes. A romântica idealização das pessoas pobres, é enganosa. Nem a ética e o bom senso pertencem somente ao pobre, nem tampouco o cinismo é propriedade das classes mais favorecidas. À afirmação de muitos que a manutenção ou a busca de interesses econômicos e políticos fazem mal ao caráter de homem, opõe-se a máxima de Jesus que “NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM!
Professor Ari, O Iconoclasta (Enviar comentários contra ou a favor para o Orkut e Email: Arivaldodesouzadantas101@gmail.com)

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, corcordo me genero, número e grau.

Unknown disse...

valeu, pela aprovação. Leia outros textos e tambem comente.Obrigado.

Anônimo disse...

PRECISAMOS DE PESSOAS COM ESTE ESPÍRITO INDAGADOR E REFLEXIVO.PARABÉNS ARI!

ramos disse...

Excelente Postagem! As pessoas costumam criticar o sistema como se não fossem parte integrante do mesmo, e como vc disse, elas são mais que isso, são o sistema. Infelizemente vivemos em uma época em que só a brutalidade pode fazer frente a problemas específicos já instalados, principalmente no campo da segurança pública, que ao meu ver foi o foco pretendido pelo blogueiro. O que precisamos é resgatar os valores de família e o sentimento de amor ao próximo, sem esquecer que armas não podem ser combatidas com flores.

Unknown disse...

Seja bem-vindo RAMOS!!
Acho que é como você com felicidade comentou. Temos que cultivar a ternura, a consciência e o amor, porém, existem momentos, infelizmente, que o outro só compreende a linguagem dos espinhos.
Um abraço!