quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O MAU USO DO MEU VOTO


A sociedade brasileira deu um salto qualitativo com o fim da ditadura militar. A instauração da jovem e imatura democracia burguesa brasileira foi uma vitória significativa a caminho de um Brasil mais justo. Porém, a democracia burguesa brasileira é imperfeita e imatura em vários aspectos.
Hoje desfrutamos de total liberdade de expressão política. A democracia política é um fato. Porém, no aspecto econômico a tirania continua. As riquezas produzidas no país são apropriadas por uma minoria. Depois de praticamente de dois mandados consecutivos do Partido dos Trabalhadores no governo federal, ouvimos a frase terrível do atual presidente Lula em que diz que o capital financeiro e industrial nunca teve tanto lucro como na sua gestão. Isto demonstra o modelo neoliberal e concentrador de renda que o PT reproduziu inspirado na obediência cega ao Plano Real instaurado pelo PSDB há mais de 10 anos.
Devido a questão cultural que permite a continuidade do ranço autoritário e o modelo legislativo que concentra muito poderes no executivo, tivemos um incidente local, que demonstra que o grupo dominante político que agora culmina da gestão do Sr. Diolando, prestou um desserviço a democracia e precisa repensar a sua atuação para não ficar parecido com o estilo do seu principal adversário que foi derrotado várias vezes em campanhas eleitorais.
A forma vertical, autoritária, antiética e anti-profissional com que o diretor do Colégio Antonio Carlos Magalhães foi exonerado, contradiz o discurso oficial de real preocupação com os baixos índices de aproveitamento do IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) do município, em especial do ACM, cujo aproveitamento individual foi o pior de toda rede de ensino.
Sem prévio aviso nem ao profissional concursado e nem tampouco a comunidade escolar do ACM, o prefeito surpreendeu a todos com o decreto que o exonerava.
Os professores, alunos e funcionários do ACM, não querem saber dos bastidores dos acordos político-eleitoral do grupo do prefeito com o PT que resultaram que resultaram na colocação de um dos seus filiados na direção do ACM. É uma prerrogativa que o jogo político permite ao poder executivo. O problema, é que a forma correta e cavalheiresca, seria com o prévio aviso de que o cargo devia ser entregue de volta e fazer uma transição com o próprio ex-diretor apresentando a comunidade escolar o novo dono do cargo e também o colocando a par dos trabalhos administrativos próprios desta função.
Esta forma desastrosa e desrespeitosa de conduzir a transição da diretoria do colégio causou transtorno aos alunos, chegando alguns a derrubar cadeiras nas salas de aula surpreendidos, por encontrarem o colégio acéfalo. Os professores também atônitos e surpresos resolveram elaborar uma carta − divulgada na rádio local pelos mesmos − de repúdio ao gesto do prefeito, que desta forma impôs a interrupção dos trabalhos letivos e burocráticos fazendo com que alunos do turno matutino fossem até a frente da prefeitura fazer uma manifestação.
O que causa preocupação é quando um governante e um grupo que professam como cidadãos o cristianismo e pregam a democracia, tratam assim a alguém que faz parte do seu próprio universo. Imagine de que forma podem tratar o povo.
Os detentores de cargo na atual gestão devem estar atentos. Como disse Jesus em relação aos apóstolos que dormiam: “Vigiai e Orai!”. Isto quer dizer, que qualquer um e em qualquer momento pode ser surpreendido com gesto como este da atual administração.
Os cidadãos de Esplanada estão a atentos e vão lutar para HUMANIZAR − como disse um candidato derrotado nas últimas eleições − as relações entre o poder executivo, judiciário e legislativo com o povo, que com seus impostos e votos elegeram seus representantes no estado dos ricos na esfera municipal, estadual e federal.
PROFESSOR ARI, O Iconoclasta (Esplanada, 21 de Agosto de 2009, às 20:14 horas)

Nenhum comentário: