quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MEU NOME É GAL


Existe no Mercado Municipal desta cidade, um cantinho com o singelo e simples nome de BOX DA GAL. Lá você encontra bom atendimento, boa comida, higiene e principalmente acolhimento e afeto. Alguns clientes possuem preferência de pratos que não são normalmente oferecidos pelo Box, mas sua dona atende gentilmente a estes gostos.
Quando devidamente respeitada, tem toda a paciência para ouvir a todos, como excelente ouvinte que é, mesmo em meio a labuta do seu atendimento diário à sua clientela.
Todos os BOX do Mercado Municipal têm suas clientelas e suas singularidades, porém o BOX DA GAL, para mim é único. Como também únicos, serão outros pontos para outras pessoas. É apenas uma questão de gosto.
O fortalecimento do pensamento científico acerca de quinhentos anos atrás inventou as frases que eram contra o pensamento religioso defendido pela Igreja Católica. Deixamos de ter Deus como centro do universo e inventamos as frases que endeusavam o homem e a razão. São elas: O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS e O HOMEM É UM SER RACIONAL. Entramos então na era do domínio da razão como meio de conhecer o mundo e a nós mesmos. Todavia, esta pretensão da razão na verdade só ficou nos “guetos” científicos. O povo iletrado e sem posse continuou usando o sentimento e principalmente a solidariedade como principal meio de comunicação social.
Isto, todos os políticos e religiosos sabem. Basta assistir um discurso político ou um sermão religioso, e lá veremos que a razão não está nenhum pouco presente. O estímulo ao irracional, ao sentimental é o forte destes pregadores políticos e/ou religiosos. Eles sabem que apelando para a fé, para o mistério e para o sentimento, terão sucesso no que melhor fazem que é apenas enganar o povo.
Mas no dia-a-dia das ruas, das favelas e em lugares como o mercado municipal, o afeto e a solidariedade sem interesses estão presentes.
Estão presentes quando vizinhos se juntam para ajudar na construção da casa do outro. Mutirões espontâneos costumeiramente são alimentados com a “sapeca” da carne, com a cerveja e a pinga que animam seus participantes.
A solidariedade e o afeto, também se encontram no BOX DA GAL. Numa relação aparentemente comercial, existem sentimentos como confiança e respeito que acabam por superar a fria e insensível busca sem cessar do lucro.
Como a própria GAL diz quando elogiam a comida que vende: “É SABOROSA PORQUE FAÇO COM AMOR” No tom que dá a sua voz quando diz esta frase vê-se que há uma mistura de alegria e “orgulho”.
Cantinhos como estes existem em muitos lugares em todo o Brasil e em todo o mundo. Espaços em que uma relação direta e franca domina o dia-a-dia. Nesta relação não existem mediações mentirosas da ideologia. Pessoas reais, numa relação real, são felizes. Diferenças sociais, intelectuais e de cor não atrapalham o convívio franco e direto entre as pessoas. É a exata expressão da harmonia oculta que existe no mundo, assim que abandonamos as aparentes desigualdades que a aparência aparentemente nos impõe.
Assim, caros leitores, quando quiserem um cantinho simples, comida popular, uma conversa bem humorada, cerveja gelada e boa companhia, procurem o BOX DA GAL no Mercado Municipal de Esplanada.
Professor Ari, O Iconoclasta (enviar comentários para o Email e Orkut: arivaldo desouzadantas101@gmail.com).

Nenhum comentário: