quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CARTA PARA O NOVO GOVERNANTE

CARTA DO POVO PARA O SEU NOVO GOVERNANTE

O maior mito eleitoral da história de Esplanada de todos os tempos, é fruto da união de muitos fatores, entre eles: a religião como trunfo ideológico, a construção de obras suntuosas e monumentais: (O Centro Administrativo e a estátua do Cristo), o atendimento aos interesses da elite e setores médios da população, um considerável investimento em serviços públicos (educação, saúde, moradia, etc.) e, principalmente, pela incapacidade estrutural do seu principalmente adversário de se reciclar como político e produto eleitoral.
O confronto dessas duas lideranças políticas tem monopolizado o cenário político local, há mais de 20 anos. Em alguns momentos nivelando por baixo os pleitos eleitorais e as administrações públicas. Com certa intensidade, tem inibido o nascedouro e o fortalecimento de alternativas melhores para o exercício do poder local.
Muitos eleitores estão “cansados” de votar na manutenção desse grupo hegemônico (dominante) - a completar um ciclo de doze anos - menos suas virtudes, que pelo receio da volta do “grisismo” ao poder local.
Queremos de volta o direito do sonho, da utopia. Não queremos mais votar sem um QUÊ de idealismo em nossos votos.
O atual prefeito, herdeiro da trajetória de sucesso do seu mentor político, tem nas mãos a responsabilidade de dar novos parâmetros a administração pública local, realizando um governo, não para respeitar os interesses de poucos, mas para atender as necessidades de muitos.
O prefeito recém eleito e pinçado à vida pública pelo seu mentor, tem uma vida pessoal e empresarial, até agora limpa e inatacável. Esperamos, portanto, que sua história não seja maculada (suja), pelo exercício do poder.
Infelizmente devido ao modelo democrático burguês que concentra muitos poderes nas mãos de um único indivíduo, junto a nossa histórica e estimulada má formação política, só podemos no momento, recorrer, as reais boas intenções do nosso novo governante.
Desejamos que não repita eventuais enganos e equívocos do governante anterior, mas que realce as virtudes que o tornaram um fenômeno eleitoral.
A prefeitura é a maior empregadora, a principal consumidora de material de consumo, de bens e de serviços do município. Além, de deter o poder de atrair investimentos privados para a geração de novos empregos. Que esse potencial seja sabiamente utilizado em benefício da população como um todo.
Esplanada, princesa do Litoral Norte da Bahia, amada por todos nós, não é só bonita de aparência... Esconde problemas sociais graves. Mas por outro lado, possui características peculiares, únicas, que há habilitam a se tornar uma verdadeira capital regional: posição logística privilegiada entre duas capitais estaduais, descoberta contínua de poços de petróleo (o que implica em royalties), pecuária bovina extensiva ao longo do Itapicuru, agricultura com potencial de comércio, dos agora “com-terras”, concentração de alguns serviços públicos e privados (bancos, INSS, empresas etc.) Tudo isso, aliado a uma população digna e trabalhadora, faz de Esplanada, um doce desafio para as lideranças realmente comprometidas com as necessidades coletivas e não com interesses individuais. Esse momento histórico tem sido retardado. Esta é a sua chance!
O prefeito atual tem a oportunidade de cunhar (escrever) o seu nome, não nas frias placas de metal das construções de alvenaria, mas nos vivos e quentes corações dos menos favorecidos pelo sistema, fazendo com que testemunhos verbais relatem de pai para filho, que em seu governo suas vidas mudaram para melhor.
As virtudes: credulidade (fé) e a esperança nos caracterizam enquanto povo. Porém, a maior delas é a esperança. Torne-se então, um terreno fértil para que a árvore do sonho e da esperança cresça e dê bons frutos.
Estes são os sinceros votos do povo deste município, que o elegeu democraticamente para governar. Amém!

Nenhum comentário: