quarta-feira, 13 de outubro de 2010

TIRIRICA SIM! PORQUE NÃO?

O voto do deboche não é algo novo na jovem democracia brasileira. Já que os políticos tradicionais e de carreira não correspondem a um mínimo de decência e respeito ao eleitor, o que ele faz? Vota nos Tiriricas da vida.
Votar em Tiririca é uma forma de protesto. Sabidamente analfabeto e desprovido do mínimo do que seria politicamente correto, ainda assim teve 1.300.000 votos!
Só se pode explicar esse fenômeno através do puro sarcasmo do eleitor. Não se pode crer que quem votou em Tiririca teve outra razão senão debochar da classe política brasileira.
Por outro lado é extremamente hipócrita que a mesma, queira impugnar seu mandato com o argumento espúrio de que ele é analfabeto. Ser analfabeto não quer dizer ser burro. Afinal, um analfabeto com idéias, honesto e bem assessorado pode exercer mandatos com muito mais eficiência que muitos doutores por aí.
Além disso, quantos milhares de prefeitos e vereadores desse país não ocupam cadeiras no Parlamento e no Poder Executivo mesmo sendo analfabetos e desonestos? Todos sabem, todos convivem com isso. Ser analfabeto, não é defeito, é apenas o fruto da falta de investimento em educação do próprio estado que o analfabeto eleito representa. A ironia é que um político analfabeto e desonesto contribui em que para acabar com o analfabetismo?
Vitórias eleitorais na democracia brasileira, salvo honrosas exceções são frutos da compra literal voto do eleitor. Ora, tais analfabetos compõem a estrutura de poder, então por que questionar analfabetismos quaisquer? Veja a contradição: o analfabeto pode votar e ao mesmo tempo não pode ser objeto do voto e ter um mandato.
As negociatas freqüentes, o cinismo do vale-tudo e aprovação de contas através de propinas é uma rotina. Como levar a sério as Câmaras Federais, Estaduais e Municipais desse país afora?
Recentemente ouvi de um Prefeito que a relação entre Poder Executivo e Legislativo é um jogo de “gato e rato”. E que ele sabia “enganar” os componentes do Legislativo. O que será que significa esse termo “enganar”? Será que é uma alusão a aquela situação costumeira de se dar um bombom a uma criança, consolando-a, em vez de dar um brinquedo de verdade?
Tiririca é fenômeno televisivo imbecilizante como tantos outros fenômenos da programação da TV aberta brasileira. Todos sabem. Não tem perfil ideal para exercer um mandato eletivo. E daí? Aqueles que achávamos que tinha não corresponderam às expectativas. Então vamos de Tiririca mesmo!
Tiriricas que se espalham nas Câmaras Municipais desse país como uma praga. Usam popularidades instantâneas, às vezes dinheiro, às vezes uma função burocrática e até religiosa para deterem uma mandato nas mãos.
São analfabetos fascinados como os alfabetizados, pela oportunidade que o estado brasileiro dá de mudarem de classe social. Literalmente enriquecem. Não é essa a função do estado de classe? Transformar pessoas do povo em novos ricos, como uma Loteria Federal, para dar a ilusão de que todos têm igual oportunidade?
O eleitor, por sua vez, se identifica com o pobre que “chegou lá”! Afinal, o slogan “O POVO NO PODER” foi o achado demagógico do atual grupo no poder político da nossa cidade. Quantos de nós pobres mortais, não estamos “felizes” de ver um de “nós”, um iletrado e ex-pobre no poder. Os “ricos” que deram o voto e mais alguma coisa, também estão felizes. O melhor prefeito para eles é aquele que se pode viver dizendo a todo o momento: “Você ocupa esse cargo graças ao apoio e ao meu dinheiro!”. É uma troca. Por fim, aceitamos seus desmandos e sua hipocrisia porque no fundo qualquer “dotô” branco faria até pior. Não é verdade? Amém.
Professor Ari, O Iconoclasta. Esplanada, 12 de outubro de 2010, às 15h05min.
Visite o blog de idéias arioiconoclasta.blospots.com/

2 comentários:

Daniel Soeiro disse...

Rsrsrs
Não é porque você é meu pai não, mas como se diz no velho e bom baianês: "Botô pá fudê!!!"
haHAHAHAHAHAH

parabéns!! Excelente texto! As idéias nele contidas são melhores ainda!

Unknown disse...

Cê pare com isso. Se eu quiser lançar os livros junto com os comentários do blog...? Esse "baianês" vai ser impublicável! rsrsrs. Um abraço.