quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MARINA PODE SER A TERCEIRA VIA DO BRASIL. E A NOSSA?

A polarização PSDB/PT tem sido a tônica do processo político brasileiro após a redemocratização. É consenso que essa polarização tem empobrecido a vida política brasileira. Os votos de Marina mostram que boa parte dos brasileiros quer a mudança desse processo.
Segundo Marina os votos que ela teve têm as seguintes características: é um voto de opinião, que está cansado do desgaste dos ataques pessoais em vez das discussões programáticas e principalmente é um voto que privilegia a ética nas relações institucionais e políticas do país.
Em 2014, embora não admita, Marina é virtual candidata com grandes chances de crescimento eleitoral, podendo até mesmo ganhar a eleição para presidente do Brasil.
Esplanada em termos territoriais e de população é muitíssimo pequena em relação ao país, mas isso não impede que façamos comparações. Como o Brasil, e até de forma mais intensa, estamos vivendo uma polarização Grisi/Aldemir já há uns 30 anos. Até mesmo Entre Rios, nosso vizinho, tem demonstrado vontade de experimentar, elegendo depois de Manoelito Argolo dois candidatos de perfis diferentes.
Enquanto isso o grupo no poder há 9 anos estabeleceu de forma racional a meta de criar uma estrutura de poder e não de governo. Ela se baseia nos seguintes pontos: Estratégia 1: Uso da religião como trunfo político- eleitoral. Ações: Construção do Cristo, Maciço investimento no São João, Patrocínio de Shows de estrelas evangélicas e católicas; Estratégia 2: Construção de ícones administrativos e cívicos. Ações: “Centro Administrativo”, Centro de Abastecimento, Hino de Esplanada e o Gigante Branco na entrada no entroncamento do Conde. Estratégia 3: Cooptação dos setores médios e das oligarquias municipais. Ações: grande parte da folha, cerca de 500 mil reais somente pra cargos de confiança, todos os candidatos a vereador derrotados detêm algum tipo de cargo de confiança ou comissionado, compra de bens e serviços na cidade, mesmo que demore anos pra pagar e o uso do nome de pessoas notáveis, algumas nem tanto assim, em colégios, quadras e construção de estátuas. Estratégia 4: Assistencialismo Puro e Simples. Ações: feiras semanais em espécie, pagamento de operações médicas e a tão decantada casa de apoio, obrigação dos municípios.
A aplicação eficiente dessas estratégias junto a uma população formada por uma classe média que só enxerga seus próprios interesses e não os da cidade e do resto do povo, formada também pela subserviência ideológica de grande parte dos servidores públicos e pela maioria da população desempregada, sem perspectivas e ignorante ideologicamente, deu no que deu. Três vitórias eleitorais de Sr. José Aldemir e o grupo político que o acompanha, com o uso ostensivo da máquina pública
A Terceira Via em nossa cidade, terá que nascer através dos votos e do apoio político das forças políticas que compõem essa polarização local. Terá também que ter um projeto de gestão pública que contemple o emprego, as ações ambientais, e principalmente os serviços públicos de saúde e educação, melhorando assim, as condições de vida do povo de Esplanada.
Já chega dessa mesmice. Ambos, José Aldemir e Fernando Grisi, já cumpriram sua função histórica em nosso município. Tornaram-se verdadeiros especuladores políticos. Está mais que na hora de uma administração pública menos concentradora de renda, menos fundamentalista baseada no apadrinhamento político da religiosidade hipócrita e na tutela assistencialista da prefeitura. Uma administração pública que saiba catalisar nossos potenciais de desenvolvimento econômico. Que tenha sensibilidade para usar nossas riquezas ambientais e matérias-primas para o desenvolvimento sustentável da nossa economia.
Temos gado de corte e leiteiro, temos coco, temos os assentamentos, temos petróleo, o qual, só nos serve através do nosso rico royalties. Não se tem uma política de absorção da nossa mão-de-obra pela Petrobrás. Nem que seja para as funções de apoio: serviço, limpeza etc. Temos nosso litoral, que está sendo loteado pelo capital estrangeiro para construção de resorts e não trazendo nenhum benefício para a população nativa.
Por fim, espero que caminhemos como o Brasil. Talvez em 2014 tenhamos uma surpresa com uma possível vitória eleitoral de Marina. Quem sabe também em 2014 não superemos essa polarização que nos “persegue” há tanto tempo. Amém!

Professor Ari, O Iconoclasta. Esplanada, 24 de outubro de 2010, às 02h14min.
E-mail e Orkut arivaldodesouzadantas101@gmail.com
Visite o blog arioiconoclasta.blogspot.com/ Comente esse e outros textos.

Nenhum comentário: