quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PREFÁCIO DO AUTOR

Este livro é expressão das inquietações existenciais, resultantes da relação dialética entre minha individualidade e o meio em que vivo.
Esplanada, como qualquer município é um microcosmo de um mundo maior. É total espelho de qualquer cidade desse país, porque não dizer desse mundo, grande ou pequena. Nela se condensa todas as virtudes e mazelas da nossa sociedade, tanto no aspecto político, social, econômico, como o de costumes. Nela o humano se expressa em toda sua perversidade e beleza.
Agradeço a livros como a Bíblia e Palavras de Fogo de Osho. Agradeço também a pensadores como Jesus, Buda, Karl Marx, Eric Fromm, Friedrich Nitzhsche e tantos outros, de quem com admiração e reverência plagiei idéias para abordar nossa sociedade. Acredito que idéias, músicas inspiradas e textos poéticos, não pertencem aos seus autores. Pertencem a todos que são tocados por suas mensagens.
Acho que não trago nenhum novidade. Acho que meu trabalho é apenas expor o lixo que nos esforçamos para manter debaixo do tapete. O lixo a que me refiro de maneira simbólica, é a visão conservadora desse mundo tão desigual, o qual confronto e muitas maneiras infelizmente reproduzo; é a leitura conveniente da realidade que só interessa a quem possui postos de mando.
Esplanada tem potencial em todos os aspectos para se tornar uma sociedade mais igualitária e próspera, porém a visão tacanha, maniqueísta e predatória das suas lideranças, tem impedido a expressão do seu verdadeiro valor.
Nós, nunca devemos perder a dimensão da utopia. A utopia é necessária para nos manter vivos! Quem estiver motivado para manter esse mundo como está, terá que ser confrontado pelo sonhador. É nesse grupo que me incluo, no grupo dos sonhadores.
Espero sinceramente que esse livro contribua para fazer crescer cada vez mais o número dos sonhadores, que os realistas de plantão batam em retirada, e que a utopia de um mundo melhor se torne uma realidade.Carpe diem.

Observação: A maioria dos textos são inéditos. Não foram impressos e publicados como costumo fazer e nem tampouco postados no Esplanadanews. Encontram-se todos no blog arioiconoclasta.blogspot.com/

Nenhum comentário: