sexta-feira, 1 de junho de 2012

A FILANTROPIA A SERVIÇO DA POLITICAGEM



É isso que vai acontecer se Dona Tereza aceitar o convite de ser vice do Sr. Jośe Aldemir. Dona Tereza com uma história de vida tão limpa e exemplar não pode colocar seu nome blindando os erros e o desgaste desse grupo político.
É um gesto de manipulação explícita de um político sagaz que sabe utilizar com maestria os ícones que permeiam o imaginário coletivo. Colocar Dona Tereza como vice é um gesto, perverso, cruel, inescrupuloso e desrespeitoso a essa venerável senhora.
Em 2000 utilizou Luciano Farias como vice na condição de representante da elite que o apoiava em massa. Em 2008 colocou Diolando, um “pobre e religioso” como ele, com Pondé na vice arregimentando os votos da elite e de quebra se utilizando do cabedal político do PT, partido do governador do estado.
Ou seja, em termos de vice, esse grupo não dar ponto sem nó.
Dona Tereza como vice é uma jogada de mestre. Ela é um peão inocente do jogo político sucessório em nossa cidade.
Fica armado o seguinte cenário: Aldemir o religioso e político que vai dar os recursos para Dona Tereza praticar plenamente a ajuda aos pobres, já que Diolando à ajudou pouco nesse intento nos últimos quatro anos. Não parece guardada as devidas proporções a união de ACM com irmã Dulce na vice do estado da Bahia?
Vou lamentar muito se Dona Tereza se prestar a esse papel. Sua vida dedicada aos pobres, ainda que ajudada por maus políticos, não pode ser maculada com a colocação do seu nome na vice de Aldemir.
Só quem tem a ganhar com essas esdrúxula união com Dona Tereza, é o Sr. José Aldemir. Dona Tereza vai lhe dar um ar de pureza que ele não possui. Embora tente atrelar seu nome ao cristianismo, suas práticas como pessoa e como administrador é das mais mundanas das pessoas.
Ouvir dizer que o vereador Guilney ia ser o seu vice. Esse nome sim faria todo o sentido. Afinal, Aldemir sabidamente o apoiou para elegê-lo vereador.
Ari, O Iconoclasta. Esplanada, 27 de maio de 2012, às 21h50min.


Nenhum comentário: