terça-feira, 31 de agosto de 2010

GRUPO DE CAPOEIRA TOPÁZIO, UMA PÉROLA JOGADA AOS PORCOS?

De acordo com os gregos, o topázio era capaz de transmitir força a quem o usasse. Já na Idade Média, acreditava-se que ele protegia contra todos os males. A variedade mais apreciada é o Topázio Imperial, muito apreciado pelos japoneses, encontrado apenas em Ouro Preto, Minas Gerais. As melhores gemas são em tom de rosa profundo, transparentes, cujo brilho é comparado ao do diamante. Há jazidas em todo o mundo, mas as principais encontram-se no Brasil, em Minas Gerias e no Espírito Santo, Sri Lanka, Birmânia e Rússia. (Fonte Internet)
Essa é a descrição do mineral, porém, existe em Esplanada um grupo de Capoeira e de artes marciais, chamado Topázio. Acho que é dessa força atribuída pelos gregos ao mineral, que é dotado esse grupo para se manter existindo numa sociedade que mais se aproveita do que potencializa o projeto do grupo de Capoeira Topázio.
O governo local detém em seu poder os meios e os recursos necessários para dinamizar a vida da nossa cidade em todos os seus aspectos. É para isso que arrecada impostos. Na área cultural é comum o financiamento com dinheiro público das festas populares. O Plano Plurianual de Esplanada orçou milhões de reais para as festas do São João e do Carnaval, enquanto para capacitação de professores deixou apenas míseros 35 mil reais anuais. Pasmem!
0s “porcos” mencionados no título, simbolicamente se refere à aquelas pessoas que quando estão no poder, só sabem se chafurdar no egoísmo dos próprios interesses. Não conseguem enxergar o altruísmo, a honestidade e a magnanimidade necessária para ser um político na verdadeira acepção da palavra. É por isso que o Grupo Topázio, sob a liderança de New não é valorizado da forma que merece.
Algumas instituições públicas ou privadas, quando solicitam a apresentação do maculelê etc. na maioria das vezes é de forma voluntária. Mas aí cabe a pergunta: alguém é gestor de faculdades virtuais, de escolinhas, colégios públicos e particulares de forma gratuita? Pois é dessa forma que o Grupo Topázio presta seus valorosos serviços. Muitas vezes a espera de promessas vãs, de quem gravita em torno do poder e que só gasta seus “cacifes”, com seus interesses pessoais e não com as necessidades da comunidade que administram.
Iniciativas como o Grupo de Capoeira Topázio que tem tanta brasilidade no aspecto cultural e que tem tanto poder de inserção social, devem ser mais valorizadas pelo poder público local. O atual governo municipal tem a estrutura formal e salarial das secretarias de turismo, cultura, esporte e lazer, mas não tem a estrutura física e nem de ações que realmente estimulem a produção cultural da nossa cidade.
A preocupação está em manter a estrutura das negociatas eleitorais. Os cargos públicos, elementos vitais da administração pública, são literalmente “partidos” pelos Partidos Políticos, como um bolo na orgia política dos nossos governantes. Enquanto isso, cidadãos como o mestre do Grupo Topázio que lideram trabalhos sócio-educacionais tão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, ficam vivendo de bicos eventualmente “ofertados” pelo poder público.
Prof. Ari, O Iconoclasta. Esplanada, 01 de setembro de 2010, às 19h41min.

Nenhum comentário: